domingo, 14 de março de 2010

A Verdadeira Educação Conduz à Divindade


Rafael Sanzio: Escola de Atenas (1506-1510). [detalhe]

Afresco 500 x 700 cm.



A Escola de Atenas (Scuola di Atenas no original) é uma das mais famosas pinturas do renascentista italiano Rafael e representa a Academia de Platão. A obra é um afresco em que aparecem ao centro Platão e Aristóteles. Platão segura o Timeu e aponta para o alto, sendo assim identificado com o ideal, o mundo inteligível. Aristóteles segura a Ética e tem a mão na horizontal, representando o terreste, o mundo sensível.


A educação é a verdadeira beleza do homem; É o seu abundante tesouro escondido. É o meio pelo qual o homem pode satisfazer todas as suas necessidades; Também é a fonte da sua fama e prosperidade. Ela é, realmente, o mestre dos mestres. Quando alguém está fora em uma terra estrangeira, a educação é o pai e o amigo; Ela é sua deidade suprema. Nas cortes dos reis, a educação é reverenciada, não a riqueza. Um homem sem educação é, verdadeiramente, um animal.

Sathya Sai Baba
junho de 2000

Certamente que estas palavras de Sri Sathya Sai Baba, sobre Educação, para muitos, não é novidade. Podemos considerar seus escritos como de um sábio educador (não-formal) e talvez até possam nos dizem infinitamente muito mais do que muitos livros escritos sobre esse mesmo tema, vejamos:



A palavra 'educação' é derivada da raiz 'educare'. Educação se refere a adquirir informação de fora enquanto 'educare' significa trazer para fora ou extrair o que está dentro. O homem deve trazer à tona as qualidades sagradas latentes no seu coração e colocá-las em prática. A educação mundana que vocês procuram e os trabalhos que realizam estão relacionados à cabeça. Eles estão sujeitos à mudança. Mas os valores humanos como compaixão, paciência, verdade, que se originam do coração, são imutáveis. O coração é aquilo que está repleto com compaixão. Ele é a fonte da bem-aventurança. Em vez de reconhecer suas potencialidades inatas, o homem as está procurando no mundo externo. Tudo que é visto no mundo externo não é nada mais que o reflexo do ser interno. Assim, o homem deve direcionar sua visão para dentro e experimentar bem-aventurança. Hoje o homem desperdiça todo seu tempo na aquisição de conhecimento tradicional. Sem dúvida, o conhecimento tradicional é essencial, mas deve estar baseado no princípio fundamental presente internamente. (SAI BABA, Sathya. A verdadeira educação conduz à diversidade. 2000)


Para ilustrar ou reforçar essa idéia, de uma educação mais profunda ou mais importante do que a costumeira e cotidiana que conhecemos..., precisamos ir muito além, porque a educação formal, só ela em si mesma, não basta; podemos perceber que ela não resolve os problemas do mundo, assim como investir só em segurança e deixar a educação em segundo ou terceiro plano, também é um grande erro, assim, segue uma outra insigne que deveríamos lembrar sempre...


Alguém pode ser denominado 'educado' só porque sabe ler e escrever?

A mera aquisição de diplomas de faculdade torna alguém verdadeiramente educado?

Pode ser chamado de educação aquilo que não tem nenhum valor moral e espiritual?

Se educação é só para obter um meio de vida,

Não vemos pássaros e animais vivendo sem qualquer educação?

(Poema em Télugu)


Mas não se engane ou não se iluda. É preciso enfrentar a fúria humana..., a intolerância, a inconsciência ou ignorância. Também é preciso considerar estas sábias palavras: "A Ordem sem Liberdade é Tirania. A Liberdade sem Ordem é Anarquia", seja em casa, no trabalho ou na escola temos que entender (e aprender) o que são valores, virtuosidade e o que não passa de rebeldia sem discurso ou rebeldia com discurso vazio; deveria-se buscar sabedoria ao invés de procurar ser o "rei do pedaço".

Certamente que a estupidez nos leva ao “caus social”. A sabedoria intelectual, teórica e prática, está a disposição, quem ousa e quer ser diferente deveria buscá-las. "O mundo é dos espertos", é o que se diz, mas não estariamos melhor se "o mundo fosse dos sábios"?

A própria educação formal já não é levada a sério por muitos ou não é valorizada, mas para uma grande parte da sociedade esta parece ser o fim (em si mesma), talvez seja apenas o começo ou a extenção da educação familiar. Claro que sem ela parece que não teríamos a existência humana... (a organização social e a educação andam juntas pela sobrevivência humana na Terra) Porém, tem-se que encarar os fatos - o futuro é extremamente certo - enquanto jaz a educação formal em “berço esplêndido”, nosso corpo descansa em óbito, onde os diplomas se tornam canudos amarelados e sem valor, ou (quanto menos) em apenas mais uma contribuirão ímpia para alguma biografia póstuma.

A educação formal pode ter esse sabor, de que precisamos de um papel para provar alguma coisa que somos ou que conhecemos..., o que parece ser "normal", pois quem não possui documento pode até ser considerado um fantasma (embora isso, em alguns cargos públicos, possa variar). Mas, e a "Verdadeira Educação" que "Conduz à Divindade"? Talvez deveria ser uma das nossas prioridades, realmente deveríamos abrir um espaço generoso para ela em nossa vida agitada, porque a "Educação Formal", sozinha, parece estar nos levando, hoje, ao Caos Planetário...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!